Projeto Wall-F piano para neurodivergentes.

Projeto Wall-F, piano para neurodivergentes, tecnologia para transformar vidas.

 

Na manhã desta quarta-feira (13), no ginásio da Apae de Lages, ocorreu uma cerimônia para a entrega oficial do piano Wall-F, um instrumento adaptado especialmente para neurodivergentes.

Criado e desenvolvido pela Escola Sesi Lages, a iniciativa conta com o  apoio financeiro do Fundo Social Sicredi, e busca transformar a terapia e educação de alunos com deficiências neurológicas na Serra Catarinense.

O Rotary Club de Lages Alvorada, foi a entidade responsável por apresentar o projeto junto ao Edital do Fundo Social do Sicred, sendo contemplado o valor correspondente para a produção de um piano, que iniciou suas atividades na manhã de hoje na APAE de Lages.

O piano Wall-F é resultado da criatividade e empenho da equipe de robótica Robôbaio, da Escola Sesi Lages, que conquistou o 2º lugar em Core Values na etapa nacional do maior torneio de robótica do mundo, a FLL, realizada em Brasília. Projetado para facilitar o aprendizado musical de maneira terapêutica, o equipamento é um símbolo de inclusão e inovação. 

Utilizando um software exclusivo, o piano se transforma em uma ferramenta híbrida que integra música e tecnologia assistiva, possibilitando que pessoas com TEA, TDAH, síndrome de Down, Alzheimer, entre outras condições, explorem os benefícios terapêuticos da música.

A entrega do piano marca o início de uma fase promissora para a musicoterapia na região. Este primeiro piano é um protótipo de um projeto maior que visa beneficiar outras Apaes da Serra Catarinense. Integrado aos tratamentos pedagógicos e terapêuticos, o piano amplia as possibilidades de desenvolvimento cognitivo e sensorial dos alunos, proporcionando uma experiência enriquecedora para neurodivergentes, especialmente aqueles com limitações de comunicação verbal.

A construção do piano foi realizada pelo professor Marcos Domingues Lopes, no laboratório de marcenaria do Senai Lages.

Com uma emenda parlamentar prevista para 2025, através do Deputado Estadual Mario Mota, há expectativa de expandir este projeto para todas as Apaes da região serrana e também para a Escola Cívico-Militar de Lages, EEB Cora Batalha, beneficiando diretamente centenas de alunos e potencializando o impacto social da iniciativa.

O Presidente do Rotary Club de Lages Alvorada, Elidio Mauricio Menolli, afirmou que “o dia de hoje é muito especial, pois a entrega do Piano Wall-F simboliza a realização de um sonho coletivo, da APAE, da Escola SESI, do nosso clube, que através do apoio financeiro do SICRED, foi possível unir tecnologia, educação, inclusão e terapia, com um potencial enorme de transformar vidas na região serrana por muitos anos”.

 


Fotos

Localizar site dos clubes