Projeto “Mobilidade para todos” chega ao Distrito 4740
Nesta quarta-feira (29), o Distrito 4740 recebeu as primeiras 27 cadeiras de rodas do projeto multidistrital “Mobilidade para todos”. A iniciativa é administrada pelo Distrito 4710, do Paraná (PR), liderado pelo governador Paulo Roberto Balla, e foi conhecida e, agora, implementada aqui pelo casal do Distrito 4740 governador 21-22 Ivan Roberto Gilioli e Telma Sgarbossa Gilioli.
O projeto será administrado no Distrito 4740 por Ivan, Telma e Daniel Roncalho, associados ao Rotary Club de Abelardo Luz – Sementes. Além do clube de Abelardo Luz, até o momento, estão credenciados a distribuir as cadeiras de rodas os clubes de Chapecó – São Cristóvão, Canoinhas, Lages – Alvorada, Maravilha e Pinhalzinho. A previsão é de que uma nova carga chegue entre setembro e outubro para beneficiar mais clubes e pessoas. “Vai ser muito bom para o nosso Distrito, teremos mais qualidade nas cadeiras que são oferecidas aos nossos cadeirantes. Esse programa veio para ficar e estamos empenhados nisso”, destaca o governador Ivan.
Como surgiu
Em 2005 o Governador Distrital do 4630 ano 2007-08 Amaury Cesar Cruz Couto, foi líder de Intercâmbio de Grupo de Estudos (IGE nos Estados Unidos) e soube da intenção do Rotary na Califórnia em efetuar um projeto de subsídios equivalentes doando cadeiras de rodas. Devido à complexidade do projeto de receber uma doação internacional, o Rotary Maringá Norte assumiu o projeto sob a coordenação do Rotary Club de Maringá Parque do Ingá.
Assim nasceu o 1º. Projeto de Subsídios Equivalentes da Fundação Rotária, em parceria com o Rotary Santa Barbara Sun Rise da California – USA, que compraram da Free Wheelchair Mission (FWM) e agraciaram com o primeiro contêiner que chegou em 2006.
Três anos mais tarde, o Rotary Club de Cianorte Furquim de Castro foi contemplado nos mesmos moldes do projeto anterior com subsídios equivalentes da Fundação Rotária. Em 2011 o projeto foi com o Rotary de Maringá Parque do Ingá e envolveu 15 Rotary Clubs, 8 de Maringá e 2 da região e 5 Rotary Clubs da Alemanha e Fundação Rotária, levantou-se o montante de US$ 25.000,00 para a compra das cadeiras de rodas.
Com este histórico de recebimento de doações, a Free Wheelchair Mission, a partir de 2014, começou a enviar cadeiras de rodas de forma gratuita para a ANPR, com supervisão do Rotary Maringá Parque do Ingá.
Logística
A logística de um projeto desta envergadura é bem ampla, pois inicia-se com a FWM arrecadando fundos com doações, eventos e maratonas nos Estados Unidos. Depois identificam os países que receberão as doações. Cada parceiro internacional relaciona o tamanho e modelo de cadeiras de rodas e o fornecedor na China produz de acordo com o pedido.
Com a produção pronta, as cadeiras desmontadas são acondicionadas em caixas, colocadas em contêiners de 40´ e despachadas via marítima para o porto do destino.
A distribuição é efetuada por rotarianos de clubes habilitados que passam por treinamentos onde aprendem desde a identificação dos usuários, medições, montagem, até os ajustes das cadeiras, conforme o perfil dos usuários.
Com informação do site Mobilidade para todos
Postado em 29 de Junho de 2022