Lançamento em Caçador do documentário “Salame Colonial Talian – O Registro”
Aconteceu neste sábado 25/11 em nossa sede, o lançamento em Caçador do documentário “Salame Colonial Talian – O Registro” - Patrimônio Imaterial do Oeste Catarinense.
O Diagnóstico foi realizado em 2022 e comprovou que o salame colonial atende as exigências para requerer o reconhecimento como patrimônio cultural imaterial de Santa Catarina, processo que será encaminhado pela FEIBEMO – Federação de Entidades Ítalo-brasileiras e de Mestres e Ofícios da Cultura Taliana. Assim, será possível a salvaguarda e a promoção dos conhecimentos tradicionais culinários dos descendentes dos imigrantes italianos que colonizaram o oeste catarinense.
Com o reconhecimento, será encaminhado o processo de registro como IG – Identificação Geográfica, quando a dimensão econômica do projeto poderá ser explorada pelos salameiros artesanais da região. O IG é uma forma de atribuir reputação e identidade própria valorizando o salame colonial tipo talian em relação a similares disponíveis no mercado ampliando a comercialização e promovendo o desenvolvimento regional.
O projeto foi contemplado com recursos do Edital Elisabete Anderle do Governo do Estado de SC. Atuam como pesquisadores Gilmar Antonio da Rosa, coordenador, e Nedi Terezinha Locatelli, ambos de Ipumirim.
O salame colonial será o segundo bem da cultura “Taliana” a ser reconhecido como patrimônio cultural imaterial. Os seus legítimos detentores compreendem como “Taliana” a cultura dos imigrantes italianos e seus descendentes no Brasil, constituindo sua identidade histórico cultural e linguística.” Em 2014, o MinC / IPHAN reconheceu a Língua Talian como Língua de Referência Cultural Brasileira.
A receita do salame colonial apresentada no documentário e demais receitas elaboradas com ele, foram retirada do livro "Rissete dela culinària dei imigrante (i)taliani stabilli ntel sud del Brasil" de autoria de Aliduino Zanella, sócio honorário de nosso Rotary.
O Rotary Club Caçador Sul Contestado apoia a cultura e a sua divulgação.
Postado em 25 de Novembro de 2023 por Rotary Club de Caçador-Sul Contestado